Ligue para:
(65) 3644-2559
65 8102-3031

Sobre

SOBRE A AMPARA 

A Associação Matogrossense de Pesquisa e Apoio à Adoção – AMPARA é um Grupo de Apoio à Adoção – GAA formado por voluntários com o objetivo de divulgar, orientar e transmitir informações sobre a adoção. É legalmente reconhecida como uma entidade sem fins lucrativos, constituída em 05 de março de 2009.

Nosso ideal é proporcionar a todas as crianças e adolescentes o direito de viver em família e a todas as famílias o acesso e as condições necessárias para manterem seus filhos com dignidade. É um grande prazer tê-lo conosco!

Vale ressaltar que a Ampara possui declaração de utilidade pública pela Lei Municipal nº 5.379/2010 e pela Lei Estadual nº 9.621/2011. Está inscrita no Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente – CDMCA – e também no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS – como entidade de atividades de assessoramento e de defesa e garantia de direitos no campo da política de assistência social.

Dentre as atividades, desenvolvemos o curso preparatório exigido pela Lei n. 12.010/2009 para as pessoas que pretendem adotar, chamado de Pré Natal da Adoção; realizamos encontros mensais com temas de interesse de pretendentes à adoção e das famílias adotivas, por meio do Grupo Reflexivo e do Pós Adoção, respectivamente.

Participar dos grupos é poder conversar sobre as dúvidas, angústias e desafios durante a espera, chegada e permanência do filho para que a adaptabilidade familiar ocorra da melhor maneira possível.  O grupo está aberto a todos que se interessam pelo tema adoção e busca desmistificar ideias preconceituosas sobre a adoção. O trabalho desenvolvido à comunidade é gratuito, feito por voluntários e especialistas convidados.

Para a realização das ações que visam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes de viver em família, a AMPARA busca parcerias, associados e voluntários. Conheça nossos projetos e atividades e faça parte da AMPARA você também!

 

 OBJETIVOS 

Promover ações para o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, apoiando as famílias adotivas e pretendentes à adoção.

METAS

  • Capacitar pretendentes a adoção.
  • Atender aos pais adotivos e seus filhos após a adoção.
  • Levar a sociedade a refletir sobre preconceitos e paradigmas da adoção, e  construir uma nova cultura sobre a adoção.
  • Proporcionar meios para que cada criança possa entrar em contato conhecer e registrar sua historia de vida.
  • Dar apoio e orientação as adolescentes (alunas de escolas publicas e particulares de Mato Grosso) e/ou mães que pretendem entregar seus filhos a adoção.
  • Aproximar as crianças e adolescentes abrigados dos voluntários para juntos desenvolver as atividades escolares e culturais oportunizando a convivência social e comunitária.
  • Capacitar profissionais  das Comarcas para a realização de cursos preparatório para pretendentes a adoção.
  • Acompanhar os adolescentes que estão deixando a Instituição.

EQUIPE

A equipe da AMPARA é composta de assistente social, psicóloga, administrativo, serviços contábeis e voluntários de diversas áreas, tais como: advogados, pedagogos, psicólogos, servidores publico, profissionais liberais e autônomos.

A atual diretoria é composta por:

Presidente: Sabrina Liberato Lopes Galvan

Vice-Presidente: Paula Regina de Toledo Ribeiro

1ª Secretária: Cláudia Fioravante N. Matteussi

2ª Secretária: Sandro Osvaldo Matteussi

1ª Diretora Financeira: Ronaldo Chaves da Silva

2ª Diretor Financeiro: Ana Regina Rocha Bernardon

1ª Dir. Ação Social: Elísia Regina de Oliveira Cruz

2ª Dir. Ação Social: Lindacir Rocha Bernardon

 CONSELHO FISCAL
1º Titular: André Luis Mendes Nóbrega

2º Titular: Gladstone Rudi Saade

3º Titular: Claiton Souza Cavalcante